FONE DE OUVIDO (HEADSET) BLUETOOTH ESTÉREO SONY(-ERICSSON) MW-600

 

A tecnologia Bluetooth é fantástica, ela nos permite fazer coisas que a poucos anos atrás só viamos em filmes de ficção cientifica. Com ela podemos falar com amigos enquanto dirigimos ou pedalamos ou andamos, etc. Podemos compartilhar imagens, músicas, fazer pirataria a vontade! (OPA! isso não!) Podemos fazer muitas coisas com o Bluetooth, mas o que tem de mais legal mesmo é poder escutar música sem aqueles fios atravessando o seu corpo, do bolso da calça onde fica o celular até suas orelhas, lembrando da “bifurcação” que o danado tem que fazer na altura do pescoço pra dividir os auto-falantes nas duas orelhas! Chato e incômodo e que o Bluetooth resolve bem!

Ou pelo menos “mais ou menos” bem, visto que a IMENSA maioria de fones bluetooth estéreo a venda no mercado possuem uma PÉSSIMA, HORRÍVEL, HORROROSA, DEPRIMENTE qualidade de som! Que quando não é agudo demais é grave demais ou o volume é alto ou baixo demais ou chia demais, ou tem alcançe mínimo, ou perde sinal toda hora ou… ou… ou…

Eu já estava desistindo de encontrar um fone BT Estéreo de qualidade… E olha que eu não compro essas porcarias xing-ling de 30 reais que vendem por ai!

Primeiro comprei um da Nokia, modelo BH-501, que tinha um som até legal, mas meio abafado, e tinha um chiado do lado esquerdo que me irritava muito! porém o pior desse fone era o tamanho, ele era enorme, quando eu cheguei em casa e coloquei ele na cabeça, fiquei parecendo o logotipo do napster! (pra quem não lembra, era um desenho de um gato estilizado com um fone enorme na cabeça). Eu nunca tive coragem de sair com esse troço na rua, ele ficou só 2 anos guardado na gaveta até que eu dei ele de presente pro meu cunhado.

image

Nokia BH-501 – Som abafado, chiado no lado esquerdo e design sofredor

O outro que eu comprei foi um Motorola modelo S10-HD, que é BEM mais discreto que o Nokia, pros tímidos que nem eu, é só colocar o boné pra trás que ele fica escondidinho! e o som dele é até legal, mas peca da mesma forma que o Nokia nos graves, mas pelo menos não tinha o chiado, o som era puro e, mesmo abafado, deu pra acostumar e com uns dias nem ligava mais.

image

Motorola S10-HD – Som abafado, mas sem chiado, design legal

Mas o que me deixou mesmo encantado foi o Sony (-ericsson) MW-600, esse fone não é novo, pelo menos o design dele é mais antigo, lembro de ter visto ele pela primeira vez na página da Sony brasileira ainda em 2007 ou 2008, e sempre quis comprar um, mas esse fone é praticamente impossível de achar no mercado brasileiro de formas legais, e como eu não arrisco comprar de vias “alternativas” fiquei a ver navios até a duas semanas, quando encontrei ele no mercado livre de um importador que vendia ele com nota fiscal, lacrado na caixa original, tudo certinho e o melhor: ele tinha 100% de qualificações positivas, era mercado gold e usuário antigo do ML, resolvi arriscar e não me arrependi! O fone chegou em tempo recorde (4 dias), da forma prometida (na caixa, com nota fiscal) e ainda ganhei de brinde um adaptador de tomada, que não precisei usar.

image

Este é o SE-MW600: Som perfeito, design matador, funções incríveis!

DESIGN

O design dele como vocês podem ver pela foto, é muito bonito, muito bem acabado e bastante sólido. Ele é pequeno, a base dele é ligeiramente maior e mais grossa que uma tampa de caneta dessas comuns, ele possui uma tela OLED onde mostra várias informações. Possui os seguintes botões:

  • Play/Pause
  • Avanço
  • Retrocesso
  • Liga/desliga
  • Botão para atender e encerrar ligações ou acionar o assistente de voz do telefone

Possui ainda um controle de volume bastante interessante (mas meio chato de usar) que funciona por toque, ou seja, ele não é um botão, é uma área sensível ao toque na lateral da base onde basta passar o dedo para aumentar ou diminuir o volume, achei que isto foi colocado assim só pra dar um toque de modernidade no aparelho, porque botões normais fariam perfeitamente a função! (mas não deixa de ser legal assim mesmo!)

Quanto ao peso, ele tem só 13 gramas e possui um clipe para ser preso na roupa, bem útil e funcional.

Na base existe também um conector micro-USB para carregamento da bateria e uma entrada de 3,5mm para encaixar qualquer outro fone de ouvido que você quiser (não precisa ser o dele) ou ainda ligar a caixas de som grandes. Ele possui também um microfone para conversas no telefone ou bater aquele papo com a Siri! (no iPhone) hehehe

PERFORMANCE

O SE-MW600 tem um som espetacular, usando os auto-falantes que acompanham o produto, do tipo “in-ear” o som é absolutamente cristalino, alto, com perfeito balanço entre graves e agudos.

Quando ligado no meu iPhone 4S com iOS6 beta 2, ele mostrava na tela também o nome das músicas tocando no telefone, e ainda mostrava os nomes das músicas que estavam tocando num APP DE RÁDIO que costumo escutar (Absolute Radio – tem na app store e google play pra quem quiser, recomendo). Já quando pareei ele com o meu Galaxy X rodando Android 4.1 Jelly Bean, ele não mostrava nome nenhum na tela, mas controlava o avanço/retrocesso, play/pause perfeitamente.

Uma função que achei realmente legal neste gadget é que ele pode se conectar a até 3 (TRÊS) dispositivos! ou seja: eu pude parear ele com o meu iPhone, com o Galaxy X e com o Mac, pra selecionar qual eu quero usar (lógico que ele não deixa usar os três ao mesmo tempo!) basta pressionar o botão play/pause por uns segundos que aparecem três icones na tela, representando os três dispositivos pareados, é só selecionar um deles usando o controle de volume e pronto. Outra coisa legal é que eu posso, por exemplo, usar ele pra escutar música que vem do Galaxy X e AO MESMO TEMPO deixar ele pareado com o iPhone para receber chamadas de telefone! pra fazer isso é só pressionar por alguns segundos o botão de encerrar/atender chamadas que os mesmos três icones aparecem na tela me deixando selecionar o dispositivo que eu quero.

E um detalhe que pode ser importante para alguns: Ele ainda tem a função de rádio FM embutido! com recepção analógica RDS de muito boa qualidade!

CONCLUSÃO

O Sony(-Ericsson) MW-600 é um fone de ouvido (ou headset, odeio essa palavra!) bluetooth realmente matador! de extrema qualidade e com funções realmente uteis e legais. A única desvantagem que encontrei foi exatamente o fato dele ser praticamente impossível de encontrar no mercado brasileiro, apesar de estar constando como disponível no site da Sony! Eu entrei em contato com eles e nem a atendente da própria empresa soube me informar onde poderia comprar!

Eu paguei 300 reais por ele no mercado livre (já com o frete incluso via Sedex) e valeu cada centavo!

A qualidade de áudio dele é indiscutivelmente a melhor que já pude escutar! não perdendo em nada para fones com fio, que tem a fama de serem mais inconvenientes de usar mas terem qualidade de som superior… O MW600 joga essa idéia por terra!

3 comentários em “FONE DE OUVIDO (HEADSET) BLUETOOTH ESTÉREO SONY(-ERICSSON) MW-600

  1. Me responda um duvida amigo, eu comprei recentemente esse fone da sony muito bom por sinal ja tive vários mais esse me supremdeu pela qualidade sonora, depois de parea os 3 dispositivo eu posso excluir para adicionar outro caso eu troque de celular ?

  2. Eu já estava de olhe nesse fone há algum tempo. Comprei ele ontem no mercado livre e ao contrario de você não fui tão criterioso, tô achando que foi um vacilo.
    Agora so me resta esperar.
    Parabéns pelo post, muito bom!

Deixe um comentário