Samsung/Google Galaxy X (Nexus)

 

image

Este é o review do Samsung/Google Galaxy X ou melhor dizendo: o Galaxy Nexus brasileiro, o famoso “Google Phone” que vem com Android puro e sem customizações de operadora, é  sempre o primeiro a receber atualizações de sistema, etc…

Mesmo sendo um eterno “hater” da Samsung (realmente não gosto dos produtos e da atitude desta empresa), peguei este aparelho que, no final das contas pode ser fabricado pela Samsung, mas é do Google… Da mesma forma que a Samsung faz partes cruciais dos produtos da Apple! aliás, foi com este pensamento que decidi adquirir o Galaxy Nexus. Bom, mas chega de satisfações sobre minha decisão e vamos ao que interessa, o review:

Para quem ainda não conhece, o aparelho tem as seguintes características:

  • Processador da linha ARM Cortex A9 dual-core de 1,2Ghz
  • 1 Gb de memória RAM
  • 16 Gb de espaço interno, sem slot para cartão de memória
  • Tela Super Amoled de 4,65 Polegadas com resolução  HD (1280×720) com “vidro reforçado” (mas não é Gorilla Glass)
  • GPS, Acelerômetro, barômetro, sensor de luminosidade, giroscópio e bússola
  • Bateria de 1750mAh
  • NFC
  • Câmera traseira de 5 megapixels que filma a 1080P/30fps
  • Câmera dianteira de 1,3 megapixels que filma a 720P/30fps
  • Peso: 135 gramas
  • HSPA+, Bluetooth 3.0, Wi-fi

Quando abri a caixa a primeira impressão que tive é que o aparelho é bem bonito, bem acabado e passa a impressão de ser bem “sólido” e gostoso de pegar, pesar de ser feito de plástico. Ele é bem fino, tem somente 7 milímetros na parte mais fina e 10 na parte mais grossa, e é bem leve também com 135 gramas de peso. A tampa da bateria (que é removível), apesar de ser feita de plástico tem um acabamento texturizado bastante agradável ao toque e que ajuda a manter a aparelho com uma aparência “limpa”, pois não fica toda manchada com a gordura dos dedos como os aparelhos com aquele acabamento brilhoso, estilo “black-piano”. 

Do lado esquerdo do aparelho está o controle de volume, do lado direito o botão de ligar/desligar, em baixo tem os conectores de fone de ouvido, micro-USB e o furinho do microfone e isto é tudo, sem mais botões/furos na carcaça! Atrás está a lente da câmera e o flash LED, na frente somente a (enorme) tela, sem nenhum botão físico, todos os botões são “touch”. E isto é tudo, ele tem um visual bem “clean”.

A tela de Super-Amoled é legal (apesar de eu preferir o bom e velho LCD), tem 316 PPI o que a torna quase tão boa quanto a tela do Xperia S ou do iPhone 4/4S, as cores são bem vivas e o contraste é alto, devido a tecnologia OLED empregada, que torna o preto realmente preto. E por causa do seu tamanho de 4,65 polegadas, é muito confortável assistir filmes e jogar neste aparelho, mas mesmo a tela sendo enorme (pra ter uma idéia, é maior que a tela do PSP da Sony, que tem 4,5”) o aparelho não parece ser gigante, fica bem “escondidinho” no bolso, apesar de ser meio complicado mexer nele com uma só mão.

O som do aparelho pelo auto-falante interno é baixo, mas com os fones de ouvido que acompanham o pacote o som é muito bom, de qualidade, com volume alto, boa relação entre graves e agudos, sem distorção, sem chiados, etc.

Com relação ao sistema, ele veio com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, mas eu já atualizei para a nova versão Jelly Bean que vazou na internet.

O Android 4.1 está muito mais rápido, devido a nova tecnologia “Butter” do Google que faz FINALMENTE o Android ser tão fluido quanto o iOS ou o Windows Phone, mas logicamente isso não irá ser assim em qualquer aparelho, não espere milagres! Ele possui também melhorias na câmera, onde podemos ver todas as fotos tiradas com gestos de pinça e arraste para esquerda ou direita, num estilo bem parecido com o que já existe no Windows Phone. Outras novidades são o Google now e o assistente de voz implementado no sistema.

O Google Now apresenta ao usuário informações relevantes de acordo com o seu gosto, preferências, localização, etc. e faz isto tudo de forma automática, “aprendendo” sobre você e sua vida (privacidade… adeus!) conforme você usa o celular ou usando as informações que você (consciente ou inconscientemente) colocou na sua conta do Google cadastrada no Android. Ele funciona no Brasil, não sei se da mesma forma que funciona nos EUA por exemplo, mas ele me informa horários de ônibus, temperatura e informações do clima do local onde estou, fala sobre o comércio nas redondezas e outras coisas.

O Assistente de voz do Android pelo que ví em videos na internet está tão aprimorado quanto a Siri do iPhone 4S, dando respostas certeiras e rápidas sobre vários assuntos. Pena que não funciona em português. Da mesma forma ainda não existe suporte a também nova função de ditado offline em português (existe sim, eu que não estava sabendo usar!!!). Vamos ver se estes recursos aparecem por aqui de forma rápida, afinal, o sistema de reconhecimento de voz do Android já funciona em português brasileiro a muito tempo e funciona bem!

Outro recurso a receber aprimoramento foi o face unlock que foi introduzido no Android 4.0 ICS. Ele foi aprimorado e agora exige uma “prova de vida” para destravar o telefone, para isso ele pede que você pisque os olhos e só depois disso destrava o aparelho. Isto foi feito porque na versão 4.0 bastava chegar com uma foto sua na frente do telefone para destrava-lo. Não digo que este novo recurso vai impedir completamente pessoas maliciosas de destravarem o aparelho, mas já é uma segurança a mais.

Sobre compatibilidade de apps, todos os que testei até agora funcionaram bem no Android 4.1 (e não foram poucos), acho que este não será um problema realmente. ( ADENDO: por “funcionar bem” entenda que isso é da forma android… funciona, mas de vez em quando trava, fecha do nada, etc…)

Então é isso… Este foi o review do Samsung/Google Galaxy X (ou Nexus), um aparelho bem feito, com uma tela de qualidade, recursos legais e com uma versão do Android novinha, que traz para o sistema funcionalidades bastante legais e recursos que o tornam bem moderno e apto a enfrentar a concorrência que está cada dia mais voraz!

Pena que serão poucos a usar esta versão… e vai demorar! Mas é isso aí: quem quer Android atualizado ou baixa ROM ou usa a linha Nexus…

Deixe um comentário